Barriga Saradinha

Pré e Pós Treino – O Que Devo Comer ?

Pré e Pós Treino – O Que Devo Comer ? Muita gente está consumindo antes e depois do treino a batata doce. Vejo várias pessoas postando em redes sociais batata doce antes e depois do treino. Porque está na “moda” esse consumo de batata doce.  Mas quais são os benefícios antes e depois do treino?

 

A bata doce é  sim um ótimo alimento. É um ótimo carboidrato, é riquíssima em nutrientes, vitaminas, fibras, é ótima para reposição de glicogênio muscular e tudo mais ! Só que eu vejo uma generalização também no consumo. As  pessoas se espelham nos marombeiros e nos colegas da academia, mas na verdade é:  não é assim para todo mundo. Tem pessoas que desejam perder gordura… então nem sempre vai ser necessário para essas pessoas comer batata doce antes do treino. Tem outras pessoas que o objetivo maior é o aumento de massa muscular, então aí tem uma prioridade maior.

Ou tem outras que o único interesse é o desempenho no esporte. Essas não estão preocupadas com gordura corporal ou massa muscular. Então tem outra necessidade, O que eu penso é o seguinte: pelo menos eles estão comendo batata doce que é um ótimo alimento. Mas é muito geral o consumo e acaba se transformando em uma espécie de coringa, qualquer coisa é batata doce.  Na verdade existem  outros alimentos que poderíamos consumir. Não precisa generalizar! Não precisa ser só a batata doce e não precisa ser exclusivamente antes e depois do treino. É uma coisa que pode ser ajustada. Não e tão rigoroso assim.

 

O carboidrato não é fundamental para o treino, consegue-se ter energia e força para fazer um treino de musculação muito bom e intenso sem consumir carboidrato no início. Então é por isso que eu digo: para quem tem o objetivo de perder gordura corporal não tem necessidade de consumir carboidrato no pré treino. Fazendo uma alimentação rica em gorduras e proteínas é o suficiente. Exemplo: filé de frango e brócolis com azeite de oliva.  Agora no pós treino existe uma necessidade maior do carboidrato em função de restaurar e reequilibrar o nosso corpo. Mas com moderação, e carbos saudáveis.

 

Nosso corpo tem capacidade de produzir glicose a partir de outros nutrientes. Acontece que para o pós treino essa situação acaba sendo muito desgastante. Nosso corpo sofre muito mais para reverter essa esforços e lesões.  Então, sempre que puder optar: priorize o consumo de um bom carboidrato logo após o treino. Será mais útil e não vai ter o problema de acúmulo de gordura, pois o carboidrato estará sendo solicitado.

Para  quem faz a dieta cetogênica, mesmo comendo um carboidrato no pós treino ainda manterá a cetose porque o carboidrato será utilizado para recuperar a musculatura. Depois então manterá sua alimentação normal no restante do dia.  Na verdade, o dia todo com alimentação correta é importante, e a questão do descanso é importante também.

 

Mas existe a questão da individualidade, tipos de corpos diferentes, objetivos diferentes. Se você treina 6h da manhã, e seu colega treina às 11h da noite e o fulano treina às 3h da tarde, não será o mesmo tipo de alimentação pré e pós treino para cada um desses casos.

Algumas dicas ( sem a batata doce ) antes e depois do treino, de acordo com seu objetivo e perfil físíco:

1 –  atum light com ovos inteiros.
2 –  banana com farelo de aveia e canela
3 –  banana com pasta de amendoim
4 –  peito de frango com cury e brócolis

Lembrando que qualquer alimentação deve ser ingerida no mínimo 40 minutos antes do treino, para dar tempo do corpo digerir e disponibilizar os nutrientes.

Mas é claro,se não tevo tempo de comer antes do treino você pode usar uma dose de  whey associada a um bom suplemento de pré treino, mas de essa preferência ao alimento.